TUTORIAL MONOGRAFIAS – MONTE SUA MONOGRAFIA

Tutorial Monografias

 

Uma monografia deve ser elaborada de acordo com as normas ABNT. Porém há, atualmente, várias resoluções ABNT, mas, pela experiência no ramo de elaboração de monografias, é corriqueira a utilização da padronização - NBR 14724:2002.

Assim, os trabalhos devem ser elaborados em linguagem técnica e de maneira impessoal (3ª. pessoas do singular), em folha A4, em letra Times New Roman ou Arial em tamanho 12 para todo o corpo do trabalho, sendo que para títulos o tamanho deve ser 16 e nos subitens, 14. O trabalho deve ter ainda espaçamento duplo entre linhas, sendo obrigatória a elaboração de algumas laudas pré-textuais como capa, contra capa, página de aprovação, sendo opcional a elaboração das páginas de dedicação e epígrafe (citação direta de autor relacionado com a matéria).

Ademais, a margem de todas as laudas do trabalho deve ser de 3,0 cm à esquerda e em baixo, e de 2,0 cm para cima e para a esquerda.

É intrínseca a elaboração das laudas pré textuais obrigatória, que compreendem: a capa, contra capa, resumo, resumo em língua estrangeira e sumário. Entretanto, é importante ressaltar que existem laudas pré textuais opcionais, tais como: epígrafe, errata, página de aprovação, lista de tabelas, de abreviações, de figuras, entre outras.

Depois, o aluno deve elaborar as laudas textuais, que são as principais do trabalho, e compreende a introdução, o desenvolvimento, a conclusão e as referências bibliográficas.

Para que fique mais bem compreendido, teceremos dicas e conceitos dos principais tópicos que deve contem uma monografia ou tcc.

O Resumo nada mais é do que o apanhado geral da monografia juntamente com o objetivo geral, metodologia, justificativa e conclusão. A ABNT determina que não sejam elaborados mais de 500 palavras no resumo e, ao final do mesmo, que seja apresentada uma lista de pelo menos 3 (à 5) palavras chaves do trabalho, lembrando que neste caso o espaçamento entre linhas deve ser simples.

Depois do resumo o aluno precisará apresentar o abstract da monografia que nada mais é do que a tradução da página de resumo para a língua inglesa. DICA: caso não tenha um inglês fluente aconselhamos que a tradução seja feita no site do google tradutor.

Depois do abstract o trabalho monográfico deve conter o sumário.

Após o sumário partir-se-á para a elaboração da Introdução da monografia, que deverá conter os objetivos (gerais e específicos) do trabalho, uma breve abordagem teórica do assunto pesquisado, bem como a metodologia, a justificativa, a hipótese e um resumo do que cada capítulo abordará.

A seguir a monografia deve conter todo o desenvolvimento teórico, que nada mais é do que todos os capítulos e sub capítulos, alinhados em títulos pertinentes ao objetivo proposto no trabalho.

Por fim, deve-se elaborar a conclusão do trabalho, ou seja, o esclarecimento do que fora possível compreender com o estudo proposto.

Enfim, o aluno deve apontar todas as referências bibliográficas utilizadas no texto, de acordo com algumas regras especificas, dependendo do material utilizado.

Assim, para o caso de se utilizar livros, teses ou dissertações, a ordem deve ser a seguinte: autor, título, edição, local, editora e data de publicação, como segue exemplo:

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do Educador. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

 

Se a fonte for retirada de um site, muda-se um pouco a padronização, sendo necessário apresentar o autor, o título, o local (página) de onde fora verificado e a data do acesso, como segue exemplo de referência bibliográfica para monografia:

FARIA, Paulo. Teles e elétricas privatizadas lideram rankings de reclamações em Procons. Disponível em: http://www.horadopovo.com.br/2011/agosto/2982-05-08-2011/P4/pag4a.htm. Acesso em 02 de outubro de 2011.

 

Tratando-se de um periódico, artigo, matéria de jornal ou revista, a citação deve ser feita seguindo a normatização:

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Taxa de analfabetismo das pessoas com 15 anos ou mais de idade. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/series_estatisticas/exibedados.php?idnivel=BR&idserie= ECE303> Acesso em 10 de setembro de 2011.

 

O seguinte link trás todas as normas da ABNT 14724/2002:

http://www.unit.br/downloads/manuais/Monografia.pdf

 

De mais ainda mais esclarecedora, segue um tutorial devidamente explicativo, e que encontra-se no site da Universia:

http://cultura.universia.com.br/tutoriais/monografias/01.jsp

 

Esperamos ter ajudado!

Caso ainda precise de ajuda, somos responsáveis por uma Equipe seleta de professores elaboradores de monografias. Destarte, para que possamos lhe retornar pedimos que preencha nosso orçamento.