MONOGRAFIAS - PRINCIPAIS DIFICULDADES DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

 

As micro e pequenas empresas possuem um papel essencial na economia do país, uma vez que correspondem a quase 98% doas empresas no Brasil. Por isso, este pequeno artigo tem o intuito de auxiliá-lo na elaboração de sua monografia na área de administração.

Com relação à MPE, as estatísticas mostram um quadro assustador: 90% destas encerram suas atividades durante os primeiros 12 meses de atuação. Ademais, do percentual restante, apenas 2 se mantem vivas até o quinto ano de vida, de acordo com o SEBRAE (2001).

Os problemas característicos à MPE, e que correspondem a sua mortalidade, são vários. Porém, Matar (1998) destaca os seguintes:

citação mortalidade MPE

Muitas são as pesquisas realizadas com o intuito de tentar explicar as causas do percentual tão elevado de fracasso das MPE´s, mas vale destacar que todas são unânimes em esclarecer que os motivos levantados apontam problemas vinculados ao administrador empreendedor que, geralmente, não possui habilidade/conhecimento para gerenciar sua empresa.

Por isso destacar-se-á que o planejamento de um negócio é fator intrínseco as empresas que desejam manter-se vivas em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. Isso porque é através de um adequado planejamento que o empresário pode evitar decisões que o levarão ao erro, este previsível pelo planejamento. Nas palavras de Catellli ( 1999, p. 58):

citação planejamento Catelli

Do ponto de vista socioeconômico, as empresas têm uma grande importância, tendo em vista que geram aproximadamente 60% de todos os empregos no país, fator este que seria uma dos principais motivos a ser considerado pelo governo para apoiar as MPE´s.

Para Bittencourt (2009), e Catelli (2008) o apoio tributário existente é insuficiente, sendo necessário um apoio eficaz, por meio da criação de um amplo programa de capacitação gerencial, que deve ter inicio ainda nos bancos escolares.

Entretanto, de maneira geral, as expectativas para quem abre um negócio no Brasil são consideradas bastante prósperas, em particular para aqueles que seguem dois mandamentos básicos de acordo com Longenecker (1997, p.32):

citação mandamentos básicos Longenecker

Entretanto, a falta de ferramentas gerenciais nas empresas de pequeno porte, de acordo com Kassai (1997), está relacionada ao fato das decisões desse segmento serem tomadas em base no sentimento. Já Pinheiro (1996) defende que, na maioria dos casos, a decisão de pequenos empresários advém da improvisação.

No entanto, a globalização não permite que se possa ter, nos dias atuais, o improviso dos administradores, mesmo que este tenha que gerenciar uma micro empresa. Destarte, independentemente do tamanho do negócio, este irá precisar de um mínimo de planejamento, organização e controle.

citação planejamento e controle Longenecker

Todavia, demais temas podem ser verificados, podendo ajudá-lo na elaboração de monografias.

Entretanto, estamos aptos e temos uma Equipe de professores à disposição, seja para desenvolver monografias de administração, como também de marketing, odontologia, pedagogia, direito, filosofia, letras, informática e demais áreas do saber.

Destarte, solicite seu orçamento conosco.

 

Autor: Trabalhos Monográficos