MONOGRAFIA DE LETRAS - A INFLUÊNCIA DO “INTERNETÊS” NA ESCRITA

 

Os alunos do curso de Letras possuem vasta disponibilidade de temas para serem escolhidos quando na elaboração das monografias.

Entretanto, o tema “internetês” para uma monografia de letras é bem atual já que na era da informatização há a preocupação da escrita ser prejudicada em virtude das abreviações e/ou modo diferenciado de escrita por meio eletrônico.

Pelo exposto o tema A INFLUÊNCIA DO “INTERNETÊS” NA ESCRITA pode ser tema de uma monografia na área de letras.

O internetês surgiu no ambiente da internet, sendo esta uma linguagem que basea-se na simplificação informal da escrita, objetivando agilizar a comunicação, a tornando uma linguagem visual, taquigráfica e fonética.

Dentre as simplificações mais comuns da língua portuguesa, utilizadas pelos praticantes da internetês, Míglio (1998)  destaca:

Aqui = aki, "aqi";
Quem = qm, kem
quando = qdo.
comigo =  cmg
teclar =  tc

É evidente que o debate sobre a questão tem dividido especialistas da educação entre dois grupos: os que são a favor ou contra o uso da intenetês.

Cabe ressaltar que o maior argumento dos que são contra está na afirmação de Dionísio, que defende que o " internetês é mais que uma degradação da língua, um verdadeiro atentado infame a ela”1 O autor ainda  afirmar que nunca se escreveu tanto quanto nos tempos atuais, da era informatizada dominada pelas correspondências eletrônicas. Porém, para ele os adolescentes possuem acesso à internet e ao celular, mas, desconhecem as normas cultas da língua.

Destarte, o autor defende que o " internetês " é um sintoma da grave falência educacional, que por sua vez, gera a exclusão dos jovens ao mundo letrado ao qual apenas poucos têm acesso

Morais (1998)  é favorável as opiniões de Dionísio, uma vez que defende que “o internetês é  um rebaixamento da língua”.

Quanto ao assunto, a professora Sylvia Bittencourt explica : "Só o tempo irá dizer quais os riscos que o internetês pode provocar na Língua Portuguesa padrão. Mas uma coisa é certa: do ponto de vista linguístico, essa linguagem não oferece nenhum perigo".

O tema sobre Internetês é considerado atual e, portanto, merece destaque para a elaboração de uma monografia de letras. Ainda mais considerando os aspectos favoráveis e contrários deste, baseando-se em autores renomados.

Precisando de ajuda para elaboração de sua monografia? Solicite seu orçamento sem custos.

 

Clique aqui e lleia mais artigos.

 

_____________________

1 http://observatoria.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=320JDB0001

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BITTENCOURT, Sylvia. Novo Milênio: Os riscos da linguagem na/da internet, 2005. Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20050530.htm. Acesso em: 20 jan 2011.

MORAES, Maria Cândida. Novas Tendências para o Uso das Tecnologias da Informação na Educação. Brasília, 1998.

MÍGLIO, Monica. Conversando em internetês. Internet.br, Rio de Janeiro, p. 32-35, 1998.

 

Autor: Trabalhos Monográficos