Feed Monografias e Trabalhos Monograficos.com

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

 

O planejamento estratégico e, consequentemente, a importância de uma administração estratégica são fatores sempre recentes, posto que tratar-se-ão de aspectos inerentes a uma boa administração e, consequentemente, à sobrevivência e sucesso da uma empresa. Por isso, este pequeno artigo visa auxiliar os estudantes da área administrativa na busca por temas de monografias.

A administração estratégica é muito desafiadora porque não basta apenas estabelecer os objetivos, dar ordens, deve-se levar em consideração as ameaças e oportunidades, pontos fracos e fortes e também os desejos dos stakeholders (parte interessada) da organização.

De acordo com Wright (2000, p.23):

 

administração estratégica

 

É grande a responsabilidade do administrador, já que necessita a todo tempo tomar decisões de forma que não comprometa a organização, as metas, objetivos e o sucesso da mesma.

A administração estratégica são formas ou maneiras com o propósito de alcançar os resultados, realizar a missão e objetivos gerais. Tratar-se-á, portanto, de um processo de planejar, realizar e controlar, ou seja, conduzir a empresa da melhor forma possível.

Pode ser considerado como providências que serão tomadas pelo administrador para resolver a situação. Vamos encontrar o seguinte esclarecimento sobre o conceito de administração estratégica em Cooper e Argyris (2003, p.55): “A administração estratégica consiste em um conjunto de decisões e ações que resultam na formação de uma estratégia e sua implementação para alcançar os objetivos de uma empresa”.

É importante ressaltar que ela ocorre em vários níveis hierárquicos dentro da organização tais como: estratégico, tático e o operacional e que todos devem estar interligados entre si.

Assim, tornar uma organização competitiva é torná-la familiarizada com os objetivos e as metas fazendo com que colaboradores, supervisores e operacionais entendam e participem da realização delas. Quanto mais o entendimento é claro as pessoas que fazem parte da organização serão conhecedoras da situação e mais fácil se tornará para ser ajustada ou incrementada.

Através do planejamento estratégico poderá ser feito um diagnostico e identificando os pontos fracos e os fortes da organização. Dessa forma, poderão ser aplicadas as correções para que a organização não deixe de crescer, e quando surgir às ameaças devemos nos manter preparados para superar.

Algumas empresas passam por problemas internos, devido a não serem esclarecidos corretamente os objetivos. Com isso, problemas no próprio ambiente de trabalho surgiram,descontrole total no que si diz a respeito a realização de tarefas fora do padrão estabelecido, conflitos dos departamentos, ou em níveis hierárquicos, causando até mesmo ameaças no próprio ambiente de trabalho.

Nas Organizações, quando surgem os problemas, é prioritária a resolução ou a eliminação para que não possa comprometer futuramente. Sendo assim, é necessário ter controle da situação, fazendo avaliações dando sugestões imediatas para minimizar, ou eliminar o problema acarretado.

Para uma real compreensão, abordar-se-á a seguinte definição sobre os pontos fortes e os pontos fracos de uma empresa:

 

administração estratégica

 

Para ao administrador é importante considerar todas as abordagens citadas acima. Isso porque, a não realização de alguma desses elementos poderá prejudicar o funcionamento da organização.

Precisando de ajuda para elaborar sua monografia? Entre em contato conosco e solicite seu orçamento, sem custos, já que estamos no ramo de elaboração de monografias há 09 anos e sabemos o quão árdua pode ser a tarefa de desenvolver monografias.

 

Leia mais artigos de administração, clicando aqui!

 

Autor: Trabalhos Monográficos