A ÉTICA EMPRESARIAL

O tema ética empresarial pode ser utilizado na elaboração de sua monografia na área de administração ou, se bem delimitado, em uma monografia de marketing. Portanto, interessante abordar breve artigo sobre o assunto já que para ambas as áreas em que a ética empresarial pode virar monografia, há também vasto leque de opções de temas de monografia.

Em um mundo globalizado a Ética Empresarial passa a ser uma máxima às empresas que pretendem se manter competitivas. Isso porque com a globalização veio também a era digital e, com ela, os consumidores passaram a ser mais informados exigindo, de tais empresas, conduta ética para que consumam seus produtos/serviços.

Por muito tempo o principio responsável por orientar a conduta das empresas foi à maximização do lucro. Dita perspectiva é a chamada de Ética Empresarial Utilitarista visto que a única função da empresa é a de elevar o bem estar dos sócios ou acionistas, tendo como compromisso junto à sociedade elevar sua lucratividade.

Porém, as últimas décadas propiciaram alteração nesta visão utilitarista, modificando a cultura corporativa na qual a ética passou a ser considerada nas decisões empresariais. Mister salientar que este movimento teve sua origem nos EUA  nos anos 80, tendo espalhado-se pelo mundo atingindo, de maneira consideravelmente recente, o Brasil.

Para uma melhor compreensão do que vem a ser ética empresarial, faz-se necessário destacar o conceito atribuído por alguns especialistas no assunto. Assim, ao entender de Ferrel (2002):

citação Ferrel 2002: Ética empresarial

Maximiano (1974, p. 294) define a ética organizacional como:

Citação ética empresarial Maximiano

Ainda sim, vale frisar que a noção de ética vem se dilatando ao longo do tempo, comportando uma série de dimensões, como será verificado à seguir.

O primeiro compromisso ético que a empresa deve ter é o comprimento à lei, sem visar outra coisa a não ser dever cívico. Isso porque a cidadania se compõe por meio de uma série de deveres , dentre eles o de seguir as sanções legais e a de pagar impostos. Dá-se o nome, a esta dimensão, de ética da legalidade.

Outra dimensão, não menos importante, está no fato de a empresa ética comportar-se com integridade e honestidade, honrando promessas e compromissos, não se envolvendo em fraudes e atos de corrupção, assumindo a responsabilidade pelos seus atos. Atribuímos a ela a designação de ética empresarial da integridade.

 

Pelo exposto, caso precise de ajuda na elaboração de monografias, seja na área de administração, marketing ou outras, solicite seu orçamento sem custo!

Leia mais artigos , clicando aqui!

 

Autor: Trabalhos Monográficos